A Banda Musical de Oliveira foi fundada em 1782 por António Gomes Ferraz, por ocasião dos festejos organizados para celebrar a conclusão das obras da reconstrução da Igreja Paroquial de Oliveira. Nesse tempo, era pároco da freguesia o padre João Machado da Silva Ribeiro, que promoveu a apresentação da Banda de Música. Após a sua fundação, a Banda Musical de Oliveira esteve sempre em actividade, embora só a 15 de Novembro de 1965 tenham sido elaborado os seus estatutos, que a definem como uma a associação cultural, musical, artística e recreativa, inscrita nas Federações de Música e nos organismos oficiais da cultura.

Em Janeiro de 1982, comemorou-se o Bicentenário da Banda Musical de Oliveira, sob a regência de Cândido Alberto Capela Bastos, com um vasto programa que incluiu inúmeras actuações que encerraram com uma homenagem ao Fundador. É desde esse ano sócio honorário dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Em 1983, é-lhe atribuida pela Liga dos Bombeiros Portugueses a Medalha de Ouro - Serviços distintos. Em 1995, por altura das comemorações do Dia Mundial da Música, em Barcelos, a Banda Musical de Oliveira foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo Português.

Em Maio de 2001 a Banda Musical de Oliveira efetuou uma digressão pela Ilha de Sº Miguel nos Açores, onde atuou nas Festas do Senhor Santo Cristo. Em 2001 organizou em conjunto com o INATEL um curso de Regentes que decorreu na sua sede. Em 2002, para comemorar os 220 anos de existência, organizou na cidade de  Barcelos em conjunto com a Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Minho, a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Oliveira, o II Festival Jovem de Música Filarmónica do Minho.

A 31 de Agosto de 2003 foi-lhe atribuída pela Câmara Municipal de Barcelos a Medalha de Mérito Cidade de Barcelos - Grau Ouro. Em 2007 comemorou 225 anos ao serviço da Cultura e nesse ano lançou um Cd. Em 2010 participou no Festival da Bandas Filarmónicas ao mais alto nível realizado no Europarque em Santa Maria da Feira. Em 2011 realizou um concerto na Casa da Música no Porto - Integrado nos concertos de Verão. Em 2012 comemorou os 230 anos da sua fundação e foi homenageada pela Junta de Freguesia de Oliveira.

A Banda Musical de Oliveira tem em funcionamento uma Escola de Música, através da qual presta o ensino da música, a cerca de 70 jovens. Tem ainda um grupo de música de câmara, um grupo de metais, um grupo coral para solenizar missas, um grupo de cantares tradicionais e um grupo de teatro.
A Banda Musical de Oliveira, é uma associação dinâmica e em permanente atividade, que trabalha para a formação e bem estar da comunidade e que se orgulha de cumprir a sua missão cultural, musical, artística e recreativa.

� Banda Musical de Oliveira - Todos os direitos reservados